Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74682Palavras-chave:
Epistemologia, Pesquisa, Educação, Senso críticoResumo
Trata-se da resenha da obra “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias”, de Sílvio Sánchez Gamboa. Essa obra original encabeçada pelo autor colombiano supramencionado instiga a reflexão sobre a prática da pesquisa científica a partir do arcabouço teórico embasado na epistemologia, sendo composta por um rico compilado de pesquisas desse estudioso, que tratam especificamente de textos disseminados mediante periódicos e congressos, que possuem em comum o foco na pesquisa em Ciências Sociais e educacionais a partir da epistemologia. Por meio de uma análise criteriosa, o livro engloba dez capítulos que discutem sobre métodos, perspectiva paradigmática, formação do pesquisador em Educação, historicidade do objeto de pesquisa, e sobre questões éticas na interface com os interesses cognitivos nos diferentes enfoques epistemológicos, se tornando um monumento de grande valia para a melhor problematização da pesquisa científica na contemporaneidade.
Downloads
Referências
GAMBOA, S, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 3.ed. Chapecó: Argos, 2018.
MINAYO, M. C. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.
OLIVEIRA, M. B de. Ciência: força produtiva ou mercadoria?. Crítica Marxista, v.1, n.21, p.77-96, 2005. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo121critica21-A-oliveira.pdf> Acesso em: 15 out. 2023.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. São Paulo: Editora Unicamp, 2018.
SOUZA, J. P. M de. Epistemologia da Educação Física: análise da produção científica do Programa de Pós-Graduação da faculdade de Educação Física da Unicamp (1991-2008). Motrivivência, v.23, n. 36, p. 247-267, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2011v23n36p247 Acesso em: 11 out. 2023.
SUCHODOLSKI, B. A Pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência. Lisboa: Biblioteca do Educador, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisca Genifer Andrade de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)