Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74682

Palavras-chave:

Epistemologia, Pesquisa, Educação, Senso crítico

Resumo

 

Trata-se da resenha da obra “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias”, de Sílvio Sánchez Gamboa. Essa obra original encabeçada pelo autor colombiano supramencionado instiga a reflexão sobre a prática da pesquisa científica a partir do arcabouço teórico embasado na epistemologia, sendo composta por um rico compilado de pesquisas desse estudioso, que tratam especificamente de textos disseminados mediante periódicos e congressos, que possuem em comum o foco na pesquisa em Ciências Sociais e educacionais a partir da epistemologia. Por meio de uma análise criteriosa, o livro engloba dez capítulos que discutem sobre métodos, perspectiva paradigmática, formação do pesquisador em Educação, historicidade do objeto de pesquisa, e sobre questões éticas na interface com os interesses cognitivos nos diferentes enfoques epistemológicos, se tornando um monumento de grande valia para a melhor problematização da pesquisa científica na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará. Doutora e mestra em Educação, Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Brasil; Programa de Pós - Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Referências

GAMBOA, S, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 3.ed. Chapecó: Argos, 2018.

MINAYO, M. C. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.

OLIVEIRA, M. B de. Ciência: força produtiva ou mercadoria?. Crítica Marxista, v.1, n.21, p.77-96, 2005. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo121critica21-A-oliveira.pdf> Acesso em: 15 out. 2023.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. São Paulo: Editora Unicamp, 2018.

SOUZA, J. P. M de. Epistemologia da Educação Física: análise da produção científica do Programa de Pós-Graduação da faculdade de Educação Física da Unicamp (1991-2008). Motrivivência, v.23, n. 36, p. 247-267, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2011v23n36p247 Acesso em: 11 out. 2023.

SUCHODOLSKI, B. A Pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência. Lisboa: Biblioteca do Educador, 1977.

Downloads

Publicado

03-03-2025

Como Citar

SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025003, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.74682. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74682. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

RESENHAS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.