O público-alvo da educação especial no ensino superior: bullying e saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74614

Palavras-chave:

Bullying, Saúde Mental, Público-alvo da Educação Especial, Ensino Superior

Resumo

O bullying é uma forma de intimidação sistemática de comportamentos agressivos e intencionais entre estudantes. Essa pesquisa intencionou conhecer o sofrimento mental de alunos do público-alvo da Educação Especial vítimas de bullying em uma instituição da Rede Pública de Ensino Superior no município de Fortaleza-Ceará. Especificamente, visou: identificar a forma de bullying praticada; verificar o tipo de sofrimento mental gerado e coletar sugestões junto às vítimas para prevenir bullying. Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, com uma amostra intencional de 6 estudantes do público-alvo da Educação Especial. Os resultados indicaram casos de bullying na forma direta (agressões físicas, ofensas verbais); na forma indireta (indiferença, difamação e isolamento) e cyberbullying (ambientes virtuais). Foram verificados um expressivo sofrimento mental nesses educandos e risco de evasão. Os partícipes falaram sobre a necessidade de diálogo na universidade e a implementação de políticas públicas de ações afirmativas.

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Biografia do Autor

Joyce Duarte de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFC nos anos de 2022 e 2023.

Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. Professora da Faculdade de Educação (Faced) da UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

CARVALHO, Joyce Duarte de; VIANA, Tania Vicente. O público-alvo da educação especial no ensino superior: bullying e saúde mental. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74614. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74614. Acesso em: 5 out. 2024.

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