O público-alvo da educação especial no ensino superior: bullying e saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74614Palavras-chave:
Bullying, Saúde Mental, Público-alvo da Educação Especial, Ensino SuperiorResumo
O bullying é uma forma de intimidação sistemática de comportamentos agressivos e intencionais entre estudantes. Essa pesquisa intencionou conhecer o sofrimento mental de alunos do público-alvo da Educação Especial vítimas de bullying em uma instituição da Rede Pública de Ensino Superior no município de Fortaleza-Ceará. Especificamente, visou: identificar a forma de bullying praticada; verificar o tipo de sofrimento mental gerado e coletar sugestões junto às vítimas para prevenir bullying. Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, com uma amostra intencional de 6 estudantes do público-alvo da Educação Especial. Os resultados indicaram casos de bullying na forma direta (agressões físicas, ofensas verbais); na forma indireta (indiferença, difamação e isolamento) e cyberbullying (ambientes virtuais). Foram verificados um expressivo sofrimento mental nesses educandos e risco de evasão. Os partícipes falaram sobre a necessidade de diálogo na universidade e a implementação de políticas públicas de ações afirmativas.
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