AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS PRESENTES NOS MANUAIS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Autores

  • Armindo Quillici Neto Diretor da FACIP - Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Faculdades Integradas do Pontal – FACIP. Curso de Pedagogia. Programa de Pós-Graduação em Educação –Mestrado e Doutorado – FACED/UFU. Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação – FACIP/UFU. Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação – NEPHE/UFU
  • Marco Aurélio Gomes de Oliveira
  • Mauro Machado Vieira

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.19993

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Manuais

Resumo

Este trabalho é resultado da análise dos manuais de filosofia da educação, realizada por um questionário previamente estruturado, que favoreceu a identificação e análise dos temas presentes nos manuais de filosofia da educação. Intentou-se, também, identificar a concepção de educação e a visão de docência dos manuais, uma vez que a maioria do material tinha como público alvo os estudantes das escolas normais. A definição de filosofia da educação se faz necessária para a compreensão das principais correntes de pensamento filosófico hegemônicas no Brasil do século XX. Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, que possibilitará a condição para novos desdobramentos sobre o tema. A pesquisa contou também com o apoio do CNPq, edital MCT/CNPq 02/2009.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-09-2012

Como Citar

NETO, Armindo Quillici; OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; VIEIRA, Mauro Machado. AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS PRESENTES NOS MANUAIS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 1, p. 81–100, 2012. DOI: 10.69532/2178-4442.v10.19993. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/19993. Acesso em: 14 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.