AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS PRESENTES NOS MANUAIS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.19993Palavras-chave:
Filosofia, Educação, ManuaisResumo
Este trabalho é resultado da análise dos manuais de filosofia da educação, realizada por um questionário previamente estruturado, que favoreceu a identificação e análise dos temas presentes nos manuais de filosofia da educação. Intentou-se, também, identificar a concepção de educação e a visão de docência dos manuais, uma vez que a maioria do material tinha como público alvo os estudantes das escolas normais. A definição de filosofia da educação se faz necessária para a compreensão das principais correntes de pensamento filosófico hegemônicas no Brasil do século XX. Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, que possibilitará a condição para novos desdobramentos sobre o tema. A pesquisa contou também com o apoio do CNPq, edital MCT/CNPq 02/2009.
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Publicado
10-09-2012
Como Citar
NETO, Armindo Quillici; OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; VIEIRA, Mauro Machado. AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS PRESENTES NOS MANUAIS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 1, p. 81–100, 2012. DOI: 10.69532/2178-4442.v10.19993. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/19993. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
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