TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.65500

Palavras-chave:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

O objetivo do presente artigo foi analisar os motivos que levaram os professores de AEE, que atuam nas escolas dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, a atuar na área. Os sujeitos do estudo foram trinta e seis professores que participaram de uma entrevista com roteiro semiestruturado. De forma resumida foi possível inferir que o interesse dos docentes em atuar na Educação Especial, especificamente no AEE podem ser aglutinados em cinco itens a saber: 1) Experiência anterior com aluno com deficiência em sala de aula comum; 2) Experiência anterior através de atuação em escolas especiais ou projetos sociais; 3) Interesse pela temática durante o período como aluno, seja na educação básica, graduação, especialização ou cursos de aperfeiçoamento; 4) Contato com parentes ou amigos que possuem alguma deficiência ou sendo o próprio professor uma pessoa com deficiência e 5) Docentes que aceitaram convite de gestores para atuar nessa nova experiência considerada desconhecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da SILVA, Universidade do Estado da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV da Universidade do Estado da Bahia. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA) e membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Física, Esporte e Lazer (GEFEL).

Theresinha Guimarães MIRANDA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Miguel Angel Garcia BORDAS, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

http://orcid.org/0000-0001-5970-9581

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015.

BRASIL. Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Inep, 2017.

CLEMENTE JÚNIOR, Leandro José; FERREIRA, Maiza Visani; HANSEN, Adriana de Oliveira. Importância das APAE: uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços oferecidos pela APAE cantinho do céu. Revista Profissão Docente. Uberaba, v.16, n.34, p. 155 - 182, fev. - jul., 2016.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

FERREIRA, Anivalda Lima. Currículos de cursos de licenciatura e a formação de professores para atuarem nas perspectivas da educação especial e para a diversidade. In: CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes, SILVA, Osni Oliveira Noberto da (Orgs.). Diversidade e Movimento: Diálogos possíveis e necessários. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 65-98.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. In: Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, A. (Org.). Vida de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 1992.

MARCELO. Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. SISIFO. Revista Ciência da Educação, n. 8, jan/abr, 2009.

MENEGUELLI JUNIOR, Eduardo. Processos de subjetivação de professores com deficiência: experiências de inclusão. 165 p. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC.

OLIVEIRA, Naira Maria da Silva. O professor do atendimento educacional especializado: atuação e representações sociais. 49 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) Universidade de Brasília. Brasília – DF.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. 9ª Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2008.

ROSSETTO, Elisabeth. Formação do professor do atendimento educacional especializado: a Educação Especial em questão. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, p. 103-116, jan./abr. 2015.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel. Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos e Tecnologias Assistivas: a tríade da Educação Inclusiva. Unisul, Tubarão, v.12, n. 21, p. 267-281, jan./jun. 2018.

VILELA, Rita Amélia Teixeira; NAPOLES, Juliane Noack. A pesquisa sociológica “Hermenêutica objetiva”: novas perspectivas para a análise da realidade educacional e de práticas pedagógicas. Anais da 31ª Reunião Anual da Anped. Caxambú, 2008.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 18, p. 175–187, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v18.65500. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/65500. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.