Expansão do ensino secundário público no Estado de São Paulo e ampliação da rede física: atores políticos e entes federados em disputa (1947-1963)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.69247

Palavras-chave:

Educação, Ginásios, Ensino Secundário

Resumo

Entre as mudanças desencadeadas no cenário político iniciado em 1930, está a expansão do ensino secundário no estado de São Paulo, onde até então existiam apenas três escolas dessa modalidade de ensino, com um caráter marcadamente elitista e propedêutico. O processo foi iniciado entre 1932 e 1947, quando foram criados 58 ginásios oficiais pela iniciativa dos interventores e das municipalidades. No período subsequente, de 1947 a 1963, foram criados 474 ginásios e também 121 colégios, já com uma participação significativa da Assembleia Legislativa Estadual. Esse processo envolveu uma imbricada relação entre os poderes públicos estadual e municipal e diferentes atores sociais. O objetivo deste texto é analisar a atuação desses atores, problematizando as disputas e representações sobre a escola secundária, especialmente envolvendo a rede física de escolas.

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Biografia do Autor

Daniel Ferraz Chiozzini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP), onde atua como Professor Doutor. Investiga principalmente nos seguintes temas: História e Memória da Educação Brasileira, Educação e Ditadura Civil-Militar, Ensino Secundário, Escolas Experimentais e Ginásios Vocacionais. Integra a Linha de Pesquisa Educação Brasileira: produção, circulação e apropriação cultural e é um dos líderes do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira.

Karoline de Santana Moreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS/SP (2008). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. Integra o Grupo de Pesquisa "História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira", (PUC-SP).  Especialista em Políticas Públicas e Gestão em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP (2011). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (UNICEU). Coordenadora Voluntária da Associação Atos. Consultora Voluntária em processos de gestão e elaboração de projetos sociais do Programa Ação Viver da Associação Atos. Experiência na área de Serviço Social em Organizações do Terceiro Setor. Interesse de Pesquisa: História da Educação, Cultura escolar, Ensino Secundário e Arquitetura escolar.

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Publicado

07-09-2021

Como Citar

CHIOZZINI, Daniel Ferraz; MOREIRA, Karoline de Santana. Expansão do ensino secundário público no Estado de São Paulo e ampliação da rede física: atores políticos e entes federados em disputa (1947-1963). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 19, n. Edição contínua, 2021. DOI: 10.69532/2178-4442.v19.69247. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/69247. Acesso em: 18 abr. 2025.

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