Expansão do ensino secundário público no Estado de São Paulo e ampliação da rede física: atores políticos e entes federados em disputa (1947-1963)
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.69247Palavras-chave:
Educação, Ginásios, Ensino SecundárioResumo
Entre as mudanças desencadeadas no cenário político iniciado em 1930, está a expansão do ensino secundário no estado de São Paulo, onde até então existiam apenas três escolas dessa modalidade de ensino, com um caráter marcadamente elitista e propedêutico. O processo foi iniciado entre 1932 e 1947, quando foram criados 58 ginásios oficiais pela iniciativa dos interventores e das municipalidades. No período subsequente, de 1947 a 1963, foram criados 474 ginásios e também 121 colégios, já com uma participação significativa da Assembleia Legislativa Estadual. Esse processo envolveu uma imbricada relação entre os poderes públicos estadual e municipal e diferentes atores sociais. O objetivo deste texto é analisar a atuação desses atores, problematizando as disputas e representações sobre a escola secundária, especialmente envolvendo a rede física de escolas.
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