SOB O OLHAR DE NIETZSCHE: SUBJETIVIDADE, CIENTIFICISMO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.40110Palavras-chave:
Cientificidade, Tecnicismo, Subjetividade, EducaçãoResumo
Este artigo busca a compreensão do sentido educacional que restabeleça novos caminhos na atual sociedade, pois, é imprescindível a valorização tanto da subjetividade quanto da objetividade. Com vistas a uma análise renovadora, tomamos Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, crítico das bases tradicionais do humanismo ocidental. Nietzsche interpela todo o sistema social, econômico e educacional para reconfigurar as bases de uma sociedade cujo sentido deve ser promover a condição de os indivíduos terem o espírito, um pouco mais nobre, livre, desvinculado dos ideais tradicionais, abstratos e metafísicos. Percebe-se a educação como exígua no desenvolvimento ou valorização efetivamente da cultura, nem tampouco se busca a difusão dos conteúdos historicamente constituídos pela humanidade. Por isso, acredita-se ter a educação, por função principal, valorizar ambos os caminhos, como em um amálgama. Finalmente, Nietzsche ao tentar reconstituir o valor histórico do homem, considera-o como sendo o principal agente de suas ações em detrimento do transcendente, coloca-o de frente com os problemas reais, logo, inseriu o homem no mundo concreto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
SANTOS, Ronivaldo de Oliveira Rego. SOB O OLHAR DE NIETZSCHE: SUBJETIVIDADE, CIENTIFICISMO E EDUCAÇÃO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 167–185, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.40110. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/40110. Acesso em: 22 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)