REFLEXÕES CULTURALISTAS ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR BRASILEIRO

Autores

  • Vinícius Duarte Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Sérgio Pereira Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v11.24432

Resumo

Nosso objetivo nesse artigo, a partir de uma asserção sobre de ideia de fracasso escolar no Brasil, é de propor uma reflexão com a finalidade de ampliar nossa compreensão acerca do que representa o “currículo oculto” na escola e seus respectivos impactos nos processo educativos, sobretudo na formação de uma cultura escolar incapaz de superar os problemas existentes. Nesse sentido, entendemos que três fenômenos culturais podem contribuir nas análises relativas à ação escolar desenvolvida nas escolas brasileiras: o primeiro, da alienação, intuído pela perspectiva do materialismo histórico; o segundo, do ressentimento, melhor elaborado por Nietzsche; e o terceiro refere-se ao fenômeno do estetismo, alardeado por Kierkegaard. Os referenciais que selecionamos para a nossa reflexão permitem ir além das perspectivas políticas e econômicas muitas vezes associadas à ideia de fracasso no campo da educação. Antes disso, pretendemos demonstrar que os processos culturais produzem impacto significativo nos currículos escolares, o que demanda a ampliação das perspectivas investigativas sobre esse fenômeno na educação.

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Biografia do Autor

Vinícius Duarte Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Educação na Universidade Federal de Goiás (CAC)

Sérgio Pereira Silva, Universidade Federal de Goiás

Professor da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás (CAC)

REFLEXÕES CULTURALISTAS ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR BRASILEIRO

Publicado

24-07-2018

Como Citar

FERREIRA, Vinícius Duarte; SILVA, Sérgio Pereira. REFLEXÕES CULTURALISTAS ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR BRASILEIRO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.69532/2178-4442.v11.24432. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24432. Acesso em: 21 abr. 2025.

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