Atitudes Leitoras na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74813Palavras-chave:
Criança, Atitudes leitoras, Educação InfantilResumo
A criança em constante contato com a linguagem em suas diferentes manifestações – corporal, oral, gestual, visual, escrita, digital e artística – e, ao interagir com outras crianças, com adultos e com objetos dá significado a essas linguagens. A pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre o processo de apropriação de atitudes leitoras pelas crianças de cinco e seis anos em uma instituição pública de educação infantil de São Luís MA. As teorias que fundamentaram foram a Teoria Histórico-cultural e a Teoria Filosófica-linguística. A etnografia foi a metodologia adotada, por possibilitar observarmos as crianças em contexto. Como resultado da pesquisa é possível comprovar que no entrelaçamento entre linguagem, imaginação, experiência, interação e brincando, a criança vai se constituindo leitora. Conclui-se então que movidas pela necessidade e pelo interesse de ler, as crianças produzem sentidos em um processo de interação e participação.
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