Atitudes Leitoras na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74813

Palavras-chave:

Criança, Atitudes leitoras, Educação Infantil

Resumo

A criança em constante contato com a linguagem em suas diferentes manifestações – corporal, oral, gestual, visual, escrita, digital e artística – e, ao interagir com outras crianças, com adultos e com objetos dá significado a essas linguagens. A pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre o processo de apropriação de atitudes leitoras pelas crianças de cinco e seis anos em uma instituição pública de educação infantil de São Luís MA. As teorias que fundamentaram foram a Teoria Histórico-cultural e a Teoria Filosófica-linguística. A etnografia foi a metodologia adotada, por possibilitar observarmos as crianças em contexto. Como resultado da pesquisa é possível comprovar que no entrelaçamento entre linguagem, imaginação, experiência, interação e brincando, a criança vai se constituindo leitora. Conclui-se então que movidas pela necessidade e pelo interesse de ler, as crianças produzem sentidos em um processo de interação e participação.

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Biografia do Autor

Itacira Mouzinho Lima Monteles, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em educação pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do grupo de pesquisa GLEPDIAL. Professora Suporte Pedagógico na UEB Olinda Desterro da Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA.

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão

Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em exercício no Programa de Pós-Graduação em Educação. Parecerista ad hoc da FAPEMA.

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Publicado

08-12-2024

Como Citar

MONTELES, Itacira Mouzinho Lima; MELO, Maria Alice. Atitudes Leitoras na Educação Infantil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024008, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74813. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74813. Acesso em: 28 abr. 2025.

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