FORMAÇÃO DO CIDADÃO CATÓLICO NO GUIDE DES ÉCOLOES: CONTRIBUIÇÃO DOS MARISTAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33670Palavras-chave:
educação dos sentidos, experiência, escolas católicasResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a formação do indivíduo nas escolas Maristas por meio de métodos pedagógicos específicos construídos a partir da Educação dos Sentidos na expectativa de formar o cidadão católico cristão. O recorte temporal vai de 1853, data da primeira edição do Guide des Écoles, e se estende até o ano de 1961, ano de convocação do Concílio Vaticano II - o que acabou por alterar as diretrizes educacionais colocando o Guia em desuso. O Guide des Écoles é um manual para a formação dos mestres que atuariam nas escolas da Congregação e foi escrito dentro de um quadro político-social específico da História da França e da Igreja Católica. Atendia a necessidade de uma rápida formação profissional dos Irmãos que deveriam exercer a função pedagógica, sempre observando a unidade tanto na forma quanto no método. A hipótese é a de que o Guide des Écoles foi elaborado dentro da nova proposta da Igreja Católica que se alinhava métodos pedagógicos próprios e modernos, desenvolvidos sob a égide da ciência, da experiência, da educação dos sentidos e da moral católica. A pergunta que norteia o trabalho é: “Quais são as propostas metodológicas que sustentam a Educação dos Sentidos na tentativa de formar o cidadão e o cristão católico?” Os referenciais teóricos da análise desta pesquisa são Peter Gay, E.P.Thompson.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
ASSIS, Paula Maria de. FORMAÇÃO DO CIDADÃO CATÓLICO NO GUIDE DES ÉCOLOES: CONTRIBUIÇÃO DOS MARISTAS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 102–118, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33670. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33670. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2016 Paula Maria de Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)