Ensino e aprendizagem de leitura na Universidade: desafios da relação professor e estudante
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.65740Palavras-chave:
Leitura; Relação professor e estudante; Estratégias de ensino e aprendizagemResumo
O presente trabalho objetivou compreender como professores e estudantes universitários desenvolvem estratégias de ensino e de aprendizagem de leitura na universidade. O trabalho é de natureza qualitativa e ancora-se nos dispositivos ateliê reflexivo e entrevista narrativas como dispositivo para recolha de informações. Os colaboradores da pesquisa são professores e estudantes de uma instituição pública de ensino superior do estado da Bahia. O estudo se filia às discussões sobre leitura na universidade, tecidas por Anastasiou (2004); Pozo (2002), dentre outros. Como resultado, evidenciou-se que as relações que professores e estudantes estabelecem academicamente influenciam diretamente nos processos de ensinagem e aprendizagem da leitura acadêmica. Do mesmo modo, as narrativas revelaram que a interação entre estudantes e professores quando estabelecidas de forma superficial tem grande impacto negativo nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura, principalmente para os estudantes.
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