“INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17301Palavras-chave:
Historiografia da Educação, Pesquisa, Local versus Global, ImprensaResumo
O presente artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões relativas às “inovações” teórico-metodológicas no campo da História Educação, tendo em vista a ampliação desta área nas últimas três décadas. Tal adensamento decorreu em razão da constituição e consolidação de grupos de pesquisas por todo país, ficando estes devotados aos estudos sobre o processo de formação da sociedade brasileira, a partir dos embates travados no âmbito da criação de um “sistema” nacional de ensino público. Com este horizonte o texto procura demarcar qual foi a contribuição da “revolução historiográfica francesa” aos estudos histórico-educacionais e como esta historiografia educacional incorpora as “novas abordagenas”, os “novos objetos” e os “novos problemas” às suas pesquisas. Assim, emerge os debates em torno dos estudos relacionados ao local versus o global, da imprensa enquanto fonte de pesquisa, seja esta especializada ou não. Portanto, esta análise busca discutir em que cenário afloram essas tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da História da Educação no país.Downloads
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Publicado
25-02-2012
Como Citar
CARVALHO, Carlos Henrique de; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. “INOVAÇÕES” METODOLÓGICAS NO CAMPO DA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 35–59, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17301. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17301. Acesso em: 18 fev. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2012 Carlos Henrique de Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho

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