A disciplina Metodologia do Ensino de História no Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia – UFU
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74746Palavras-chave:
Educação a distância, Ensino de história, Formação de professoresResumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a formação de professores propiciada pelo Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Turma PARFOR (2011-2015), destacando o ensino de História. De forma específica, elegemos os seguintes objetivos: i – Apresentar o processo de implementação da EaD na UFU; ii - – Analisar o Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UFU, por meio do Projeto Pedagógico do Curso – PPC, evidenciando o curso realizado pela turma PARFOR; iii – Refletir sobre as possíveis contribuições do Curso de Pedagogia EaD turma PARFOR no processo de ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Recorreu-se às revisões bibliográficas e à análise de documentos e narrativas de egressas do Curso. Observou-se que a UFU possui potencialidades diferenciadas para a oferta da educação na modalidade a distância, bem como um corpo docente e técnico com competências e habilidades, material de qualidade e estrutura organizacional adequada.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar: 1810-1970. Autentica: Belo Horizonte, MG, 2004. p. 60-61 e 164-168.
BRASIL. Câmara de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação. Portaria nº 1.262, de 16 de outubro de 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2017.
BRASIL. Decreto nº. 5622, de 19 de dezembro de 2005. Que regulamenta o art. 80 da LDB de 1996. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf - Acesso em: 10 mai. 2017.
COOPER, Hilary. Ensino de História na Educação Infantil e Anos Iniciais: Um Guia para Professores. Tradução de Rita de cássia K. Jankowski, Maria Auxiliadora M. S. Schmidt e Marcelo Fronza. Curitiba: Base Editorial, 2012. 264 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2022.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. 13ª Edição revista e ampliada. Papirus Editora, São Paulo, 2012.
GUIMARÃES, Selva; GUIMARÃES, Iara Vieira. Metodologia do Ensino de História. Curso de Pedagogia a Distância, (Guia de Estudos). Uberlândia: UFU, 2012. Coleção Pedagogia a Distância UFU/UABA. Uberlândia MG: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Aberta do Brasil, 2012.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2004.
NASCIMENTO, Thiago. O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho* The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho. História e Cultura, v. 4, n. 2, p. 212-236, 2015. DOI: https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1636
ROCHA, Camila Boaventura. A formação de professores nos cursos de pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais: o lugar do ensino de história. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
SILVA JÚNIO, Astrogildo Fernandes; SOUSA, José Josberto Montenegro. O ensino de História e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais. Grifos, v. 25, n. 41, p. 57-80, 2016. DOI: https://doi.org/10.22295/grifos.v25i41.3659
SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2012.
UFU. Universidade Federal de Uberlândia. Projeto de Criação. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. UFU. Faculdade de Educação, 2009. 70p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gelda Gonçalves Costa, Carlos Henrique de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)