A disciplina Metodologia do Ensino de História no Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74746

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino de história, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a formação de professores propiciada pelo Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Turma PARFOR (2011-2015), destacando o ensino de História. De forma específica, elegemos os seguintes objetivos: i – Apresentar o processo de implementação da EaD na UFU; ii - – Analisar o Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UFU, por meio do Projeto Pedagógico do Curso – PPC, evidenciando o curso realizado pela turma PARFOR; iii – Refletir sobre as possíveis contribuições do Curso de Pedagogia EaD turma PARFOR no processo de ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Recorreu-se às revisões bibliográficas e à análise de documentos e narrativas de egressas do Curso. Observou-se que a UFU possui potencialidades diferenciadas para a oferta da educação na modalidade a distância, bem como um corpo docente e técnico com competências e habilidades, material de qualidade e estrutura organizacional adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelda Gonçalves Costa, Universidade Federal de Uberlândia/Programa de Pós Graduação em Educação PPGED/FACED

Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História, Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida João Naves de Ávila, 2121, Bairro Santa Mônica, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil CEP: 38-4010-010. ORCID: "http://orcid.org/0000-0002-8535-6828".  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7463702480768930, E-mail: carloshcarvalho06@yahoo.com.br  

Referências

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar: 1810-1970. Autentica: Belo Horizonte, MG, 2004. p. 60-61 e 164-168.

BRASIL. Câmara de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação. Portaria nº 1.262, de 16 de outubro de 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2017.

BRASIL. Decreto nº. 5622, de 19 de dezembro de 2005. Que regulamenta o art. 80 da LDB de 1996. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf - Acesso em: 10 mai. 2017.

COOPER, Hilary. Ensino de História na Educação Infantil e Anos Iniciais: Um Guia para Professores. Tradução de Rita de cássia K. Jankowski, Maria Auxiliadora M. S. Schmidt e Marcelo Fronza. Curitiba: Base Editorial, 2012. 264 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2022.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. 13ª Edição revista e ampliada. Papirus Editora, São Paulo, 2012.

GUIMARÃES, Selva; GUIMARÃES, Iara Vieira. Metodologia do Ensino de História. Curso de Pedagogia a Distância, (Guia de Estudos). Uberlândia: UFU, 2012. Coleção Pedagogia a Distância UFU/UABA. Uberlândia MG: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Aberta do Brasil, 2012.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2004.

NASCIMENTO, Thiago. O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho* The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho. História e Cultura, v. 4, n. 2, p. 212-236, 2015. DOI: https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1636

ROCHA, Camila Boaventura. A formação de professores nos cursos de pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais: o lugar do ensino de história. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

SILVA JÚNIO, Astrogildo Fernandes; SOUSA, José Josberto Montenegro. O ensino de História e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais. Grifos, v. 25, n. 41, p. 57-80, 2016. DOI: https://doi.org/10.22295/grifos.v25i41.3659

SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2012.

UFU. Universidade Federal de Uberlândia. Projeto de Criação. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. UFU. Faculdade de Educação, 2009. 70p.

Downloads

Publicado

11-10-2024

Como Citar

COSTA, Gelda Gonçalves; CARVALHO, Carlos Henrique de. A disciplina Metodologia do Ensino de História no Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024002, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74746. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74746. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.