O Grupo Sociedade Civil Agenda 2030 e o projeto neoliberal para as políticas educacionais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74829Palavras-chave:
Agenda Global de Educação 2030, GTSC A2030, Hegemonia empresarialResumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar, sob o fundamento da ontologia de Marx, o monitoramento da Agenda Global de Educação 2030, efetuado pelo Grupo Sociedade Civil Agenda 2030. A pesquisa apresenta uma natureza bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, fundamentada na crítica marxista. Na pesquisa bibliográfica utilizamos os escritos de Chaves (2019), Shiroma e Evangelista (2014), Fontes (2020), Pereira e Pronko (2014), para elaborar uma crítica aos aparelhos privados de hegemonia empresarial que compõem o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da Agenda 2030. Concluímos que os aparelhos privados de hegemonia empresarial presentes na Agenda 2030 perpetuam a reprodução do capital e suas contradições estruturais.
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