O Grupo Sociedade Civil Agenda 2030 e o projeto neoliberal para as políticas educacionais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74829

Palavras-chave:

Agenda Global de Educação 2030, GTSC A2030, Hegemonia empresarial

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar, sob o fundamento da ontologia de Marx, o monitoramento da Agenda Global de Educação 2030, efetuado pelo Grupo Sociedade Civil Agenda 2030. A pesquisa apresenta uma natureza bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, fundamentada na crítica marxista. Na pesquisa bibliográfica utilizamos os escritos de Chaves (2019), Shiroma e Evangelista (2014), Fontes (2020), Pereira e Pronko (2014), para elaborar uma crítica aos aparelhos privados de hegemonia empresarial que compõem o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da Agenda 2030. Concluímos que os aparelhos privados de hegemonia empresarial presentes na Agenda 2030 perpetuam a reprodução do capital e suas contradições estruturais.

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Biografia do Autor

Dênery Alicy Martinho da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado Educação e Sociedade (GESPEES/UERN/CNPq).

Jociene Araujo Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Políticas Públicas (FAVENI). Mestra em Educação e Ensino no Mestrado Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado Educação e Sociedade (GESPEES/UERN/CNPq) desde 2019. Professora temporária do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Emanuela Rutila Monteiro Chaves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/ UECE), desde 2008. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq), do grupo Epistemologia e Ciências Humanas (UERN/CNPq) e Ontologia Marxiana e Educação (UFC/ CNPq). Professora Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

SILVA, Dênery Alicy Martinho da; LIMA, Jociene Araujo; CHAVES, Emanuela Rutila Monteiro. O Grupo Sociedade Civil Agenda 2030 e o projeto neoliberal para as políticas educacionais brasileiras. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024029, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74829. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74829. Acesso em: 17 mar. 2025.

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