TEORIAS COGNITIVAS DA MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR

Autores

  • Sylvia Domingos Barrera Professora do Departamento de Psicologia e Educação – FFCLRP - Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14065

Palavras-chave:

motivação, atribuição causal, auto-eficácia, desempenho escolar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo sintetizar as contribuições para o estudo da motivação oferecida por duas teorias cognitivas atuais – Teoria das Atribuições Causais e Teoria da Auto-Eficácia –, enfatizando suas implicações para a compreensão dos fatores envolvidos no desempenho escolar. Considera-se que o conhecimento dessas teorias pode auxiliar o professor na utilização de estratégias de ensino que aumentem a motivação e, consequentemente, o rendimento acadêmico dos alunos.

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Publicado

27-04-2011

Como Citar

BARRERA, Sylvia Domingos. TEORIAS COGNITIVAS DA MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 159–175, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14065. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/14065. Acesso em: 22 abr. 2025.

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