Os Contributos da cinebiografia (auto)biográfica para a construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74832Palavras-chave:
Cinebiografia, Autobiografia, Infâncias, Formação docenteResumo
Por meio de uma atividade qualitativa realizada com a turma da disciplina História Social da Infância, do 2° período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, buscou-se explorar a cinebiografia (auto)biográfica como recurso reflexivo, utilizando-se da obra fílmica ‘O Contador de Histórias’ para potencializar as questões histórico-socioculturais da infância. Considerando o exposto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar as potencialidades da cinebiografia (auto)biográfica como instrumento didático-pedagógico reflexivo no âmbito universitário, mediante a análise das percepções dos discentes sobre a obra fílmica. A referida atividade contribuiu na promoção do diálogo entre os discentes, ampliou e enriqueceu as discussões em sala de aula, promoveu o pensamento crítico dos discentes e a valorização das narrativas interpessoais. Assim, mediante a integração entre a formação histórico-sociocultural da infância, as narrativas (auto)biográficas e as perspectivas de futuros docentes, destaca-se o potencial reflexivo-formativo desta metodologia.
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