Os Contributos da cinebiografia (auto)biográfica para a construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74832

Palavras-chave:

Cinebiografia, Autobiografia, Infâncias, Formação docente

Resumo

Por meio de uma atividade qualitativa realizada com a turma da disciplina História Social da Infância, do 2° período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, buscou-se explorar a cinebiografia (auto)biográfica como recurso reflexivo, utilizando-se da obra fílmica ‘O Contador de Histórias’ para potencializar as questões histórico-socioculturais da infância. Considerando o exposto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar as potencialidades da cinebiografia (auto)biográfica como instrumento didático-pedagógico reflexivo no âmbito universitário, mediante a análise das percepções dos discentes sobre a obra fílmica. A referida atividade contribuiu na promoção do diálogo entre os discentes, ampliou e enriqueceu as discussões em sala de aula, promoveu o pensamento crítico dos discentes e a valorização das narrativas interpessoais. Assim, mediante a integração entre a formação histórico-sociocultural da infância, as narrativas (auto)biográficas e as perspectivas de futuros docentes, destaca-se o potencial reflexivo-formativo desta metodologia.

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Biografia do Autor

Maria Zélia Alves de Moura, State University of Vale do Acaraú

Graduanda do terceiro período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Monitora da disciplina de História Social da Infância. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas – GEPAS. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3187-1703.

Andrea Abreu Astigarraga, State University of Vale do Acaraú

Pós-Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas (GEPAS).

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do CEARÁ (FAEC/UECE). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas (GEPAS).

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

MOURA, Maria Zélia Alves de; ASTIGARRAGA, Andrea Abreu; LEITE, Luciana Rodrigues. Os Contributos da cinebiografia (auto)biográfica para a construção do conhecimento. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024031, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74832. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74832. Acesso em: 22 abr. 2025.

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