A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17299Keywords:
Formação pedagógica, Pós-graduação Stricto SensuAbstract
O presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-02-25
How to Cite
OLIVEIRA, Hailton Barreiros de; MORO, Leandro Silva; SANTOS, Patricia Peixoto dos; SILVA, Wellington dos Reis. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 3–19, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17299. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17299. Acesso em: 2 oct. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Copyright (c) 2012 Hailton Barreiros de Oliveira, Leandro Silva Moro, Patricia Peixoto dos Santos, Wellington dos Reis Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)