Fanfiction e letramentos: estudo das práticas ficcionais e possibilidades de aquisição de novos saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74563

Palavras-chave:

Letramentos, Tecnologias Digitais, Fanfiction

Resumo

Este estudo investigou a influência das fanfictions na aquisição de novos letramentos de alguns alunos do Ensino Médio que exercem essa prática. O objetivo da pesquisa é demonstrar como as fanfictions podem promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de jovens estudantes do Ensino Médio, como também, identificar suas contribuições na aquisição de novos saberes. Para tanto, utilizou-se de um questionário virtual, além de pesquisa bibliográfica e de campo por entrevistas, realizada com 37 alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os multiletramentos já fazem parte da cultura juvenil, bem como o surgimento de gêneros escritos como a fanfiction, que contribuiu para o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras, inserindo esses sujeitos nas práticas sociais de multiletramentos.

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Biografia do Autor

Anderson Nunes Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor pelo programa de Linguística Aplicada, linha de Pesquisa Linguagem e Tecnologia, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Educação e Docência - PROMESTRE (FaE/UFMG), linha de pesquisa Educação Tecnológica e Sociedade.Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2007) com especializações tradução em língua inglesa (2008) e ensino de línguas mediado por computador (2013), atua como Secretário Executivo Bilingue no Comitê de Ética em Pesquisa na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2011. Atuou como professor na rede de ensino pública entre 2007 e 2011.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade - Universitátis/FaE/UFMG. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu -  Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG).  Editora Chefe da Educação em Revista (FaE/UFMG). Membro do Conselho Internacional de Revisores Científicos da Revista Alteridad – Equador. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores e docência universitária e Didática. Diretora de Educação a Distância da CAPES.

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Publicado

22-05-2024

Como Citar

ROCHA, Anderson Nunes; GOMES, Suzana dos Santos. Fanfiction e letramentos: estudo das práticas ficcionais e possibilidades de aquisição de novos saberes. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024001, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74563. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74563. Acesso em: 11 out. 2024.

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