Educação Ambiental no Ensino Fundamental: Plantando Sementes, Colhendo Consciência

Autores

  • Sofia Neumann Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, sofianzang@hotmail.com
  • Kellys Regina Rodio Saucedo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, kellys@usp.br
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, dulce.strieder@unioeste.br
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, vilmar.malacarne@unioeste.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.37350

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de um projeto de Educação Ambiental, realizado em 2002 e que, desde então, tem reedições anuais. Na primeira edição participaram professores e alunos de duas escolas – uma estadual e a outra municipal –, localizadas no município de Santa Helena, no extremo Oeste Paranaense além de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. O Projeto, que recebeu à época a denominação “Eco Escola 2002” foi premiado em 2012 pelo Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional. Os resultados apontam para atitudes de respeito e preservação do ambiente e dos recursos naturais, bem como, a apropriação de conceitos de sustentabilidade pela comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Neumann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, sofianzang@hotmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM)

Kellys Regina Rodio Saucedo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, kellys@usp.br

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM)

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, dulce.strieder@unioeste.br

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM)

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, vilmar.malacarne@unioeste.br

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM)

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

NEUMANN, Sofia; SAUCEDO, Kellys Regina Rodio; STRIEDER, Dulce Maria; MALACARNE, Vilmar. Educação Ambiental no Ensino Fundamental: Plantando Sementes, Colhendo Consciência. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 1, p. 27–41, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.37350. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/37350. Acesso em: 17 mar. 2025.