Ancestralidade e Pertencimento dando corpo às práticas didáticas pretagógicas no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74811

Palavras-chave:

Ancestralidade, Pertencimento, Pretagogia, Corpo-Currículo

Resumo

Este artigo é fruto de três pesquisas pretagógicas em andamento no curso de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem como propositura outros caminhos didáticos contra-coloniais (Santos, 2023) para a educação das relações étnico-raciais no espaço escolar. A ação aqui é invocar e encarnar no exercício docente e no corpo-currículo, práticas pretagógicas comprometidas especialmente com o tema da ancestralidade e pertencimento enquanto possibilidades de reinvenção de seres que foram assolados pelo colonialismo. Quanto à metodologia, ela é pensada a partir de uma abordagem qualitativa, fruto de pesquisas-interventivas, tendo como referencial teórico-metodológico-filosófico a Pretagogia (Petit, 2015). Os resultados e discussões mostram como os princípios e conceitos operatórios da Pretagogia, em especial a ancestralidade e o pertencimento potencializam as experiências escolares, ressignificando o percurso ancestral dos(as) educandos(as) e professoras(es) situadas(os) em territórios urbanos ou rurais.

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Biografia do Autor

Lúcia Maria da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Educação de Russas-CE. Mulher Negra

Cláudia de Oliveira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em formação de professores de quilombo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede pública de Caucaia. Mulher quilombola. Pesquisa sobre aquilombamento do currículo de escolas quilombolas no Ceará.

Samuel Morais Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagogo pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Homem negro. Professor da rede municipal de Crato-Ce.

Referências

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Publicado

21-11-2024

Como Citar

SILVA, Lúcia Maria da; SILVA, Cláudia de Oliveira da; SILVA, Samuel Morais. Ancestralidade e Pertencimento dando corpo às práticas didáticas pretagógicas no espaço escolar. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024004, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74811. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74811. Acesso em: 5 dez. 2024.

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ARTIGOS

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