Ancestralidade e Pertencimento dando corpo às práticas didáticas pretagógicas no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74811Palavras-chave:
Ancestralidade, Pertencimento, Pretagogia, Corpo-CurrículoResumo
Este artigo é fruto de três pesquisas pretagógicas em andamento no curso de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem como propositura outros caminhos didáticos contra-coloniais (Santos, 2023) para a educação das relações étnico-raciais no espaço escolar. A ação aqui é invocar e encarnar no exercício docente e no corpo-currículo, práticas pretagógicas comprometidas especialmente com o tema da ancestralidade e pertencimento enquanto possibilidades de reinvenção de seres que foram assolados pelo colonialismo. Quanto à metodologia, ela é pensada a partir de uma abordagem qualitativa, fruto de pesquisas-interventivas, tendo como referencial teórico-metodológico-filosófico a Pretagogia (Petit, 2015). Os resultados e discussões mostram como os princípios e conceitos operatórios da Pretagogia, em especial a ancestralidade e o pertencimento potencializam as experiências escolares, ressignificando o percurso ancestral dos(as) educandos(as) e professoras(es) situadas(os) em territórios urbanos ou rurais.
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