INTERDISCIPLINARIDADE: UM SIGNIFICANTE FLUTUANTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA.
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.20135Resumo
Nesse artigo, a partir dos aportes pós-estruturalista da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau, refletimos sobre as políticas de currículo, especificamente no tocante as produções voltadas aos diferentes campos disciplinares, identificando que a qualidade na educação aparece como um objetivo a ser alcançado ao fim de um caminho previamente traçado para ser percorrido no processo educacional e, em função dela, são formuladas propostas interpretadas como capazes de viabilizá-la. Compreendemos que a implementação de um currículo interdisciplinar e/ ou integrado é uma dessas propostas em torno da qual parece existir um consenso entre os educadores. No entanto, os referenciais que adotamos permitem questionar esse consenso assumindo-o como conflituoso. Para isso, tomamos como referência discursos produzidos no âmbito das comunidades disciplinares de Geografia e de Ciências Naturais para caracterizar como, nessas duas comunidades, os discursos em favor da qualidade da educação articulam a interdisciplinaridade como elemento fundamental para garanti-la, ainda que em perspectivas diferenciadas o que, por sua vez, nos possibilita pensá-la como um significante flutuante.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
24-07-2018
Como Citar
COSTA, Hugo Heleno Camilo; PEREIRA, Talita Vidal. INTERDISCIPLINARIDADE: UM SIGNIFICANTE FLUTUANTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.69532/2178-4442.v10.20135. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/20135. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)