GESTOS DE CARINHO: CORPO E AFETO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.26979Palavras-chave:
desenvolvimentoda criança, corpo, afetividade, educação infantilResumo
Este trabalho tem o propósito de analisar como se constituem gestos de carinho, a partir de dois episódios de interação de educadoras e crianças pequenas em um berçário. As análises estão ancoradas nas proposições de Vigotski e de Bakhtin, segundo as quais, é no contexto da interlocução que se produzem as significações de palavras, movimentos, ações e posturas da criança e do adulto. Considerando que a relação dialógica entre bebês e adultos dá-se fundamentalmente por intermédio do corpo e é sempre marcada por acentos afetivo-volitivos que compõem as significações que nela se produzem, procuramos discutir, a partir das análises, o lugar do corpo e do afeto no desenvolvimento cultural da criança pequena. Os episódios foram recortados a partir de um banco de dados constituído por sessões de filmagem realizadas em um berçário de uma creche universitária, onde eram atendidas crianças de 9 a 18 meses, tendo sido mantido um registro contínuo da dinâmica de sua rotina, com foco nas interações adultos-crianças. Nossas análises mostram que, no contexto de práticas de cuidado e atenção realizadas pelas educadoras, as crianças incorporam práticas culturais de controle do próprio corpo, de seus gestos e manifestações de afeto. Nesse processo, longe de ser um sujeito passivo modelado pelo meio, a criança internaliza as significações que se produzem na atividade interpessoal da qual participa ativamente com suas ações, gestos e posturas. Ao final do texto, apontamos algumas implicações dessas análises para a discussão da questão do cuidado como dimensão fundamental da atividade docente na educação infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-10-2013
Como Citar
CRUZ, Maria Nazaré da. GESTOS DE CARINHO: CORPO E AFETO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 21–37, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.26979. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/26979. Acesso em: 24 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2013 Maria Nazaré da Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)