INTERDISCIPLINARIDADE: UM SIGNIFICANTE FLUTUANTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24147Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Currículo, Teoria do Discurso, Comunidades disciplinaresResumo
Neste artigo, a partir dos aportes pós-estruturalista da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau, refletimos sobre as políticas de currículo, especificamente no tocante às produções voltadas aos diferentes campos disciplinares, identificando que a qualidade na educação aparece como um objetivo a ser alcançado ao fim de um caminho previamente traçado para ser percorrido no processo educacional e, em função dela, são formuladas propostas interpretadas como capazes de viabilizá-la. Compreendemos que a implementação de um currículo interdisciplinar e/ou integrado é uma dessas propostas em torno da qual parece existir um consenso entre os educadores. No entanto, os referenciais que adotamos permitem questionar esse consenso assumindo-o como conflituoso. Para isso, tomamos como referência discursos produzidos no âmbito das comunidades disciplinares de Geografia e de Ciências Naturais para caracterizar como, nessas duas comunidades, os discursos em favor da qualidade da educação articulam a interdisciplinaridade como elemento fundamental para garanti-la, ainda que em perspectivas diferenciadas o que, por sua vez, nos possibilita pensá-la como um significante flutuante.Downloads
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Publicado
11-05-2013
Como Citar
COSTA, Hugo Heleno Camilo; PEREIRA, Talita Vidal. INTERDISCIPLINARIDADE: UM SIGNIFICANTE FLUTUANTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 155–175, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24147. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24147. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
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Copyright (c) 2013 Hugo Heleno Camilo Costa, Talita Vidal Pereira
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