O PRAGMATISMO E OS PROGRAMAS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14059Palavras-chave:
currículo, formação humana, ensino, pragmatismoResumo
Este artigo traz uma análise acerca do significado e dos fundamentos teóricos que amparam o currículo e os princípios que norteiam a sua estrutura na atualidade com o objetivo de evidenciar as finalidades objetivadas nos processos de formação dos indivíduos e as diretrizes estabelecidas para concretizá-las. Este estudo foi realizado a partir das análises dos programas de ensino organizados no período entre a década de 1940 e o ano de 2008, na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e no sistema municipal de ensino de São Bernardo do Campo e Diadema, nos quais foi possível identificar os princípios filosóficos que nortearam as suas elaborações. Os problemas educacionais vigentes também estão relacionados às propostas curriculares em pauta convergidas à conformação dos indivíduos à atual orgânica social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Lúcia Aparecida Valadares Sartório

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)