Barbie Dream Gap: o potencial (i)limitado do imaginário criativo na educação das meninas
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74720Palavras-chave:
Barbie, Educação, ImaginárioResumo
Esta pesquisa objetivou analisar a dimensão do imaginário criativo preconizado pelo Projeto Barbie Dream Gap, como catalisador do potencial (supostamente) ilimitado na educação das meninas, aprofundando as reflexões sobre as concepções de imaginário, imaginação e criatividade, assim como as principais características que compõem o Projeto Barbie Dream Gap, com ênfase nos modelos femininos qualificados como ‘inspiradores’ e nas carreiras profissionais distintas da boneca. Para concretizar este trabalho realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, consubstanciada no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Indicadores de análise revelaram que o discurso presente no Projeto Barbie Dream Gap dissemina determinados padrões de beleza, assim como posturas conformistas e excludentes, as quais chancelam estereótipos e desigualdades sociais e de gênero, propalando a aceitação tácita do ideário neoliberal que marca a sociedade capitalista.
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