Barbie Dream Gap: o potencial (i)limitado do imaginário criativo na educação das meninas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74720

Palavras-chave:

Barbie, Educação, Imaginário

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a dimensão do imaginário criativo preconizado pelo Projeto Barbie Dream Gap, como catalisador do potencial (supostamente) ilimitado na educação das meninas, aprofundando as reflexões sobre as concepções de imaginário, imaginação e criatividade, assim como as principais características que compõem o Projeto Barbie Dream Gap, com ênfase nos modelos femininos qualificados como ‘inspiradores’ e nas carreiras profissionais distintas da boneca. Para concretizar este trabalho realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, consubstanciada no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Indicadores de análise revelaram que o discurso presente no Projeto Barbie Dream Gap dissemina determinados padrões de beleza, assim como posturas conformistas e excludentes, as quais chancelam estereótipos e desigualdades sociais e de gênero, propalando a aceitação tácita do ideário neoliberal que marca a sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Gabriella Alvares Guimarães Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Psicologia (UFG). Psicóloga Clínica, Goiânia, Goiás, Brasil.

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia - FE/UNICAMP, Mestre e Doutora em Educação - FE/UNICAMP, Professora Associada - FE/UFG.

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Publicado

17-03-2025

Como Citar

SILVA, Gabriella Alvares Guimarães; SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Barbie Dream Gap: o potencial (i)limitado do imaginário criativo na educação das meninas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025005, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.74720. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74720. Acesso em: 22 abr. 2025.

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