O Instituto Universal Brasileiro e a formação técnica e profissional: uma leitura de sua contribuição para a educação a distância de jovens e adultos no Brasil (1940-1990)
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74687Palavras-chave:
Educação à Distância, Ensino Profissional, História da educação, Instituto Universal BrasileiroResumo
Considerando a modalidade de Educação à Distância no Brasil (EAD) e sua respectiva historicidade, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre uma das mais importantes iniciativas havidas nesse campo - o Instituto Universal Brasileiro (IUB), pessoa de direito privado, criada durante a Segunda Guerra Mundial e que confrontou as transformações socioeconômicas impostas pelo mundo globalizante, auxiliando na formação profissional de milhares de brasileiros dos anos 1940 a 1990. Os serviços do IUB foram bastante utilizados na formação educacional de muitos brasileiros a partir da década de 1940, em várias áreas do conhecimento. Estudos revelaram que, em razão de o país ter passado por mudança industrial, tornou-se necessário expandir a mão de obra qualificada de nível técnico e operacional, num contexto em que a legislação atribuiu às indústrias e aos sindicatos a responsabilidade pela criação de centros profissionalizantes. Desse modo, o IUB se beneficiou dessa conjuntura, divulgando suas ofertas de ensino em jornais, revistas e gibis e efetivando seus cursos à distância numa metodologia que incluía a remessa de materiais didáticos, atividades e correções pela via postal.
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