O Instituto Universal Brasileiro e a formação técnica e profissional: uma leitura de sua contribuição para a educação a distância de jovens e adultos no Brasil (1940-1990)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74687

Palavras-chave:

Educação à Distância, Ensino Profissional, História da educação, Instituto Universal Brasileiro

Resumo

Considerando a modalidade de Educação à Distância no Brasil (EAD) e sua respectiva historicidade, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre uma das mais importantes iniciativas havidas nesse campo - o Instituto Universal Brasileiro (IUB), pessoa de direito privado, criada durante a Segunda Guerra Mundial e que confrontou as transformações socioeconômicas impostas pelo mundo globalizante, auxiliando na formação profissional de milhares de brasileiros dos anos 1940 a 1990. Os serviços do IUB foram bastante utilizados na formação educacional de muitos brasileiros a partir da década de 1940, em várias áreas do conhecimento. Estudos revelaram que, em razão de o país ter passado por mudança industrial, tornou-se necessário expandir a mão de obra qualificada de nível técnico e operacional, num contexto em que a legislação atribuiu às indústrias e aos sindicatos a responsabilidade pela criação de centros profissionalizantes. Desse modo, o IUB se beneficiou dessa conjuntura, divulgando suas ofertas de ensino em jornais, revistas e gibis e efetivando seus cursos à distância numa metodologia que incluía a remessa de materiais didáticos, atividades e correções pela via postal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Santana, Universidade Federal de Jataí

Pós-doutorado EM ANDAMENTO no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sob supervisão do Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury, com pesquisa historiográfica sobre a educação no processo legislativo da Constituinte do Estado de Goiás de 1947 e do Tocantins de 1989. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2022). Membro do Grupo de Pesquisa “Direito à Educação e Cidadania”, da Linha de Pesquisa: A educação em constituintes estaduais. Membro do Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Cidadania, no âmbito do PGED da PUC Minas. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos interdisciplinares em História da Educação (fontes, teoria e metodologia), no âmbito do PPGED da UFU. Possui Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela UFPI (2023); Especialização em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela UFPI (2022); Mestrado Acadêmico em Direito Público (2014) e Especialização em Direito Tributário (2010), ambos pela PUC Minas, Belo Horizonte/MG; Licenciado em História (2022) e Pedagogia (2017); Bacharel em Direito (2009). Atua e possui interesse nos seguintes temas: História e Historiografia da Educação; Política e custeio da Educação; Direito Público e Educacional; Práticas educativas, gestão e formação de professores; Literatura brasileira; Análise do discurso. E-mail: bh.santana@yahoo.com.br

Referências

ALVES, João Roberto Moreira. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 1 v. p. 9-13.

BRASIL. Constituição (1934). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Diário Oficial da União, 16 jul. 1934. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 7 jan. 2024.

BRASIL. Constituição (1937). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Diário Oficial da União, 10 nov. 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 14 dez. 2023.

FARIA, Adriano Antonio. A história do instituto universal brasileiro e a gênese da educação a distância no Brasil. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.

FOLHA DIRIGIDA. Tudo começou a 70 anos. Disponível em: http://www.institutomonitor.com.br/html/release/57.html. jul. 2009. Acesso em: 9 jan. 2024.

GUARANYS, Lucia Radler; CASTRO, Claudio de Moura. O Ensino por Correspondência: uma Estratégia de Desenvolvimento Educacional no Brasil. Brasília: IPEA, 1979. p. 16-18, 105-109. (Série Estudos para o planejamento, 22).

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia R. Souza. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista Histedbr On-line, Campinas, n° especial, p. 166-181, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 23 dez. 2023.

INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. [Encarte/panfleto]. A maior e mais perfeita organização de ensino à distância, do país! São Paulo, jul. 1987. 1p.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. A educação a distância: uma visão integrada. Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NISKIER, Arnaldo. Os aspectos culturais e a EAD. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 28-33.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância. Revista Educação a Distância, Brasília: Instituto Nacional de Educação a Distância. v. 4, n. 5, p. 7-25. abr. 1994.

OLIVEIRA, Vitor Hugo de; SANTANA, Marco Antonio de. Projeto Minerva: uma experiência educativa via rádio no Governo Militar em Uberlândia (1970 - 1989). UniAraguaia, Goiânia, v. 17, n. 3, art-9, p. 107-118, dez. 2022a. Disponível em: https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/revistauniaraguaia/article/view/1150. Acesso em 14 jan. 2024.

OLIVEIRA, Vitor Hugo de; SANTANA, Marco Antonio de. Radiodifusão e projetos educativos: contribuições para o desenvolvimento social no Brasil (1922-1951). Radiodifusão. Educação & Fronteiras, Dourados, v. 12, e023005, out. 2022b. p. 1-21, DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v12i00.16650. Acesso em: 17 jan. 2024.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 23. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

ZAMLUTTI, Maria Esmeralda Mineu. Uma análise do surgimento da educação a distância no contexto sociopolítico brasileiro do final da década de 30 e início da década de 40. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

Downloads

Publicado

14-02-2025

Como Citar

SANTANA, Marco Antonio de; OLIVEIRA, Vitor Hugo de. O Instituto Universal Brasileiro e a formação técnica e profissional: uma leitura de sua contribuição para a educação a distância de jovens e adultos no Brasil (1940-1990). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025001, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.74687. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74687. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.