RESUMO DE DISSERTAÇÕES

Autores

  • Chaiane de Medeiros Universidade Federal de Goiás. Câmpus de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.24148

Resumo

O presente estudo investiga a política de cotas adotada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que contempla egressos de escolas públicas, negros egressos de escolas públicas, indígenas e quilombolas. Demarca como as políticas de ajuste neoliberal desenvolvidas pelo Estado brasileiro, sobretudo a partir dos anos 1990, configuraram uma ampla reforma no campo educacional, especialmente na educação superior. O foco da pesquisa, portanto, é o programa de cotas da UFG, UFGInclui, buscando desvelar os fundamentos, limites e contradições desse programa e sua articulação com a política de expansão e democratização do acesso às universidades federais brasileiras. Seguindo parâmetros de uma pesquisa qualitativa, a presente investigação se desenvolve a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. O referencial teórico adotado ancora-se nas análises de autores como: Amaral (2004, 2009), Ferreira e Oliveira (2011, 2012), Oliveira (2009), Santos (1999), Sguissardi (2009) e outros. Além disso, é objeto de análise o seguinte corpus documental: a legislação, que compreende as políticas de educação superior no Brasil e em Goiás; os ordenamentos legais, resoluções e normativas específicas da UFG; dados estatísticos provenientes de instituições de pesquisa nacional e dados estatísticos sobre o programa UFGInclui. Os resultados indicam que vários aspectos merecem ser objeto de intervenção com vistas a aprimorar o processo de democratização do acesso à educação superior na UFG. O estudo, no entanto, evidencia a necessidade das políticas de cotas com vistas a assegurar o acesso à educação superior a grupos historicamente excluídos. Reconhece que o programa UFGInclui constitui-se num avanço em relação à democratização do acesso à educação superior em Goiás, mas avalia que há um conjunto de ações a serem desenvolvidas no seio da universidade com vistas ao seu aprimoramento.

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Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros, Universidade Federal de Goiás. Câmpus de Catalão

A política de cotas na Universidade Federal de Goiás (UFGInclui): concepção, implantação e desafios. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás. Câmpus de Catalão. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.

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Publicado

11-05-2013

Como Citar

MEDEIROS, Chaiane de. RESUMO DE DISSERTAÇÕES. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 176–177, 2013. DOI: 10.69532/2178-4442.v10.24148. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24148. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

RESUMO DE DISSERTAÇÕES