A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS

Autores

  • Karen Cardoso Barchinski Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, kbarchinski@gmail.com
  • Luciana Backes Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, luciana.backes@unilasalle.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.55540

Resumo

O contexto atual é contemporâneo e cibercultural, sendo necessário reconfigurar as práticas pedagógicas na educação, especificamente na educação On-line. Assim, para haver congruência entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais (TD), na Universidade La Salle (UNILASALLE) construímos a releitura da “Alice do País das Maravilhas” para a “Alice na Contemporaneidade”, em uma história narrada no E-book: “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, para disciplina de mesmo nome, componente curricular do curso de Pedagogia. No E-book abordamos elementos fantásticos e científicos para explorar a realidade. Assim, refletiremos sobre como o Hibridismo das Linguagens e as Metáforas Epistêmicas, contempladas no E-book, potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia delimitada para essa pesquisa é Estudo de Caso, a partir da exploração do E-book na íntegra com os estudantes do semestre de 2018-1. No desenvolver deste artigo distinguiremos a modalidade EAD e a Educação On-line, para melhor compreensão do nosso propósito, descrevendo sobre como a narrativa do E-book é tecida pela literaturalização das ciências. Por meio da análise dos dados empíricos, evidenciamos que os estudantes utilizam esses elementos para a construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos e às TD.

Palavras-Chave: Literaturalização das Ciências; Hibridismo das Linguagens, Metáforas Epistêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

BARCHINSKI, Karen Cardoso; BACKES, Luciana. A LITERATURALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO – UNILASALLE: HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS E METÁFORAS EPISTÊMICAS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 1, p. 87–102, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.55540. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/55540. Acesso em: 23 abr. 2025.