CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais 'orkunstâncias' andam a amorosidade e o respeito na educação?

Autores

  • Carolina Valença Azevedo
  • Cássia Cristina dos Santos Ferreira
  • Priscila Ellen Tabosa de Oliveira
  • Maria Auxiliadora Soares Padilha
  • Everson Melquíades Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17305

Palavras-chave:

tecnologias de informação e comunicação, cyberbullying no orkut, agressão digital

Resumo

Este trabalho buscou analisar tipos de agressão de alunos contra professores em redes sociais, mais especificamente, a rede de relacionamentos Orkut. Neste estudo estamos enquadrando este tipo de agressão como cyberbullying. Para isso, o estudo identificou, no período de maio a novembro de 2009, as ocorrências de agressão no Orkut e caracterizou tipos de cyberbullying dirigidos a professores, em comunidades virtuais de escolas públicas e privadas do Recife. Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, utilizando, como instrumento metodológico, a pesquisa documental, focando na análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de 201 mensagens com conteúdos de cyberbullying entre 1.098 existentes nos fóruns de discussão das comunidades, tendo como principal forma de agressão o xingamento. Como proposta de combate a essa prática, sugerimos uma ação conjunta entre escola e família e uma educação para as mídias digitais, para o uso consciente das novas tecnologias, além de situações que podem ser realizadas em sala de aula para ajudar a construir um ambiente de respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-02-2012

Como Citar

AZEVEDO, Carolina Valença; FERREIRA, Cássia Cristina dos Santos; OLIVEIRA, Priscila Ellen Tabosa de; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; SILVA, Everson Melquíades Araújo. CYBERBULLYING – AGRESSÃO DIGITAL NA REDE: por quais ’orkunstâncias’ andam a amorosidade e o respeito na educação?. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 120–139, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17305. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17305. Acesso em: 18 fev. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.