O CINEMA E O ESPAÇO: a construção das subjetividades juvenis
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v18.69296Palavras-chave:
Cinema e espaço, Construção de subjetividades, Juventude, Imagem e movimentoResumo
O cinema, expressão de uma arte inovadora, desde que surgiu evidenciou-se como uma das principais máquinas semiotizadoras. A juventude, na sua multiplicidade, aderiu-se, de diferentes maneiras, à semiotização da sétima arte. Com o objetivo de interpretar a relação entre cinema e espaço como ingredientes da construção das subjetividades juvenis, é que este trabalho se constitui. Uma premissa teórica embasou as reflexões: o cinema é uma arte do espaço em movimento; a veiculação de lugares, personagens e situações fazendo acoplar imagem e movimento fascina a juventude e influencia-a em seu modo de ver o mundo – e de ver-se. Para a realização do trabalho, contou-se com orientações de mestrado e doutorado; participação em conferências sobre a juventude; pesquisas sobre os jovens das periferias urbanas e observação participante em escolas públicas.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
ARROYO, Monica. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
ARROYO, Miguel. Imagens Quebradas – trajetórias e tempos de alunos e mestres, Petrópolis – RJ: Ed. Vozes, 2004.
BAZIN, André. O que é cinema? Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: UBU,
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio da relação do corpo com o espírito. Tradução: Paulo Neves. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Tradução de S. F. Foá. São Paulo: Xamã, 1996.
CHAVEIRO, Eguimar Felício. Dizibilidades Literárias: a dramaticidade da existência nos espaços contemporâneos. Revista Geograficidade, V. 5. N1 – Niterói-RJ, 2015.
CHUL-HAN, Byung. A sociedade do cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2017
CHUL-HAN, Byung. Agonia do Eros. Petrópolis: Editora Vozes, 2017
DELEUZE, Gilles. Cinema 1- imagem e movimento. Tradução: Stella Senra. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O anti-Édipo. São Paulo: Editora 34, 1996.
GOMES, Horieste. A produção do espaço geográfico no capitalismo. São Paulo: Contexto, 1990.
GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
ROLNIK, Sueli. & GUATTARI, Felix. Micropolítica: cartografias do desejo, Petrópolis, Vozes, 1996.
MOREIRA, Ruy. Assim se passaram dez anos (a renovação da geografia no Brasil no Período 1978-1988). GEOgraphia, Rio de Janeiro – Ano. II – No 3, p. 27-49, 2000.
PÁL PELBART, Peter. A vertigem por um fio — políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Editora Iluminuras, 2000.
ROLNIK, Suely. As esferas da insurreição – notas para uma vida não cafetinada, Editora N-!; São Paulo: 2018.
SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Tradução: Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
GOMES, Paulo César da Costa. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MASSEY, Doreen. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. 2 ed. Tradução: Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
PAZ, Octavio. El Arco Y La Lira: El Poema. La Revelación Poética. Poesia e Historia. Mexico: Fondo Del Cultura, 1956.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)