FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v2i2.10531Palavras-chave:
formação de professores, virtualidade, transdisciplinaridade, MatrixResumo
A imagem na atualidade transformou-se numa potencialização de informação maior do que a linguagem escrita. Na seqüência, a informação transformou-se numa hipermídia de amplos e diversificados contextos. Essa hipermídia trouxe, a partir da indústria da cultura de massa, imagens reais ou, melhor dizendo, simuladas, que condicionaram a percepção humana à recepção de imagens sem muitas reflexões ou análises críticas. Nesta construção entre imagem e informação, como repensar as informações da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? Pode-se afirmar que a falta de interesse dos aprendizes, a motivação e as dificuldades de assimilação, bem como as reflexões aprofundadas nos conhecimentos e informações, advêm dessa reestruturação da imagem e da informação no contexto atual. Pensar nessa perspectiva significa ter como referência a imagem que aqui será abordada com o filme Matrix e seus elementos. Para tanto os fundamentos teóricos para esta análise são Lévy (1999), Moran (2000) e Irwin (2003). O uso do Matrix tem como meta análises transdisciplinares que auxiliem o aluno a ler e compreender a conexão das tecnologias com o mundo atual. O uso do filme nos possibilita desenvolver os conteúdos conceituais das tecnologias em sua dimensão filosófica e científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-07-2010
Como Citar
BARROS, Daniela Melaré Vieira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 2, n. 2, p. 141–151, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v2i2.10531. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10531. Acesso em: 18 mar. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2010 Daniela Melaré Vieira Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)