FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO

Autores

  • Daniela Melaré Vieira Barros UNESP BAURU

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v2i2.10531

Palavras-chave:

formação de professores, virtualidade, transdisciplinaridade, Matrix

Resumo

A imagem na atualidade transformou-se numa potencialização de informação maior do que a linguagem escrita. Na seqüência, a informação transformou-se numa hipermídia de amplos e diversificados contextos. Essa hipermídia trouxe, a partir da indústria da cultura de massa, imagens reais ou, melhor dizendo, simuladas, que condicionaram a percepção humana à recepção de imagens sem muitas reflexões ou análises críticas. Nesta construção entre imagem e informação, como repensar as informações da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? Pode-se afirmar que a falta de interesse dos aprendizes, a motivação e as dificuldades de assimilação, bem como as reflexões aprofundadas nos conhecimentos e informações, advêm dessa reestruturação da imagem e da informação no contexto atual. Pensar nessa perspectiva significa ter como referência a imagem que aqui será abordada com o filme Matrix e seus elementos. Para tanto os fundamentos teóricos para esta análise são Lévy (1999), Moran (2000) e  Irwin  (2003). O uso do Matrix tem como meta análises transdisciplinares que auxiliem o aluno a ler e compreender a conexão das tecnologias com o mundo  atual. O uso do filme nos possibilita desenvolver os conteúdos conceituais das tecnologias em sua dimensão filosófica e científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-07-2010

Como Citar

BARROS, Daniela Melaré Vieira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMAGEM DO MATRIX COMO RECURSO EDUCATIVO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 2, n. 2, p. 141–151, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v2i2.10531. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10531. Acesso em: 18 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.