Educação e meritocracia no filme “O clube do imperador”
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74816Palavras-chave:
Cinema, Educação, Meritocracia, CapitalismoResumo
O presente artigo discute, a partir da contribuição do cinema, especificamente do Filme “O Clube do Imperador”, as temáticas educação e meritocracia. A pesquisa resulta de estudos em grupo decorrentes de um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, intitulado Cine Cena Social, que debate categorias à luz de filmes e documentários. Este texto faz inicialmente um breve histórico do cinema desde seu surgimento ao momento em que vai se tornando instrumento não só de entretenimento como de formação e politização, para, em seguida, adentrar nas especificidades educacionais tratadas no filme, bem como as técnicas cinematográficas utilizadas para abrilhantá-lo. No que se refere à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa com uso de pesquisa documental e bibliográfica, na qual nos apoiamos teoricamente em autores que analisam cinema como Xavier(2017), Ranciére(2012) e estudiosos da educação como Zabala(1998), Freire(2014), Saviani(2003), Brandão(1995), entre outros. Os resultados de nosso estudo, a partir do filme analisado, é que o modelo de educação e a meritocracia retratados no filme, são compatíveis com o atual modelo capitalista neoliberal que sobrepuja os interesses coletivos em função do individualismo exacerbado.
Downloads
Referências
BAZIN, André. O que é cinema. São Paulo: Ubu, 2018.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre, L&PM, 2019
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRANDÃO, Carlos R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BIANCHETTI, Roberto. Modelo Neoliberal e Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez, 1996
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. São Paulo: Nova Cultura, 1985.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
_____A partilha do sensível: Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica. 8ª. Edição. São Paulo: Autores Associados, 2003.
XAVIER, Ismail. Sétima arte, um culto moderno: idealismo estético e o cinema. São Paulo: Sesc, 2017.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WAYNE. Michael. Cabral, Vinicíus N. Capitalismo, Classe e Meritocracia: um estudo transnacional entre o Reino Unido e o Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 3, e117535, 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236117535
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rister Saulo Machado Rocha, Antônia Rozimar Machado e Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)