A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL LOCAL: uma reflexão sobre a prova Floripa

Autores

  • Rafaela Cunha Vargas Laureano Prefeitura Muncipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.61299

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Participação Social, Avaliação da Educação Escolar, Políticas Públicas em Educação

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do aparato constitucional a despeito da participação nas decisões governamentais locais nas políticas sociais, com ênfase na política educacional e da sua real participação. A partir de uma pesquisa bibliográfica é apresentada uma reflexão teórica acerca das políticas públicas educacionais e seu contexto macro/micro-econômico, e a implantação de avaliações locais como instrumento avaliativo, cuja participação é excludente e pouco efetiva para as comunidades que fazem parte da mesma. Reflete-se também acerca do processo de políticas públicas formuladas de forma verticalizada por burocratas excluindo e desmobilizando o corpo docente escolar e apresenta as mudanças e resultados do desmonte do instrumento avaliativo local Prova Floripa, do município de Florianópolis, Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-07-2020

Como Citar

LAUREANO, Rafaela Cunha Vargas. A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL LOCAL: uma reflexão sobre a prova Floripa. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 18, p. 37–51, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v18.61299. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/61299. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.