REVISITANDO DISSERTAÇÕES SOBRE SABERES DOCENTES (1996-2015): CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.58705

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de Professores, Pesquisa Educacional

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento de dissertações sobre a temática “saberes docentes”, no período de 1996 a 2015. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 fundamentou a seleção do início do recorte temporal, ao considerá-la um marco na educação brasileira, por suas contribuições, principalmente, para a formação inicial e continuada de professores/as. A partir das palavras-chave “Ciências Humanas e Sociais, Educação Básica, Saberes Docentes” realizamos a busca dos trabalhos no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Dessa forma, foram selecionadas algumas dissertações,  destacando os principais objetivos, elencando as metodologias e os referenciais teóricos utilizados e explicitando os resultados das pesquisas. Assim, este artigo enfatiza a importância da revisão de estudos para conhecer o que foi e vem sendo produzido na área, bem como nos convida a pensar outros caminhos para realização de trabalhos sobre os/as saberes dos/as professores/as e sobre a profissão professor/a e suas infinitas possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna da Silva Cardoso, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, brunasc@mail.uft.edu.br

Graduada em História. Mestra em Estudos de Cultura e Território.  Professora Substituta do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, rosaria@mail.uft.edu.br

Graduada em Pedagogia. Mestra e Doutora em Educação. Professora do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território.

Downloads

Publicado

15-11-2020

Como Citar

CARDOSO, Bruna da Silva; NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. REVISITANDO DISSERTAÇÕES SOBRE SABERES DOCENTES (1996-2015): CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 18, p. 91–106, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v18.58705. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/58705. Acesso em: 30 out. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.