SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR: UM MODELO DE MESTRE

Autores

  • Miguel Angel de Barrenechea Unirio

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.40101

Palavras-chave:

Schopenhauer, Nietzsche, mestre, modelo de formação

Resumo

O artigo aborda a concepção educativa nietzscheana que coloca Schopenhauer como modelo de mestre para os formadores de docentes. Analisa obras da primeira etapa do pensamento de Nietzsche, quando a educação ocupa um lugar central na sua reflexão filosófica. Conclui sustentando que Nietzsche, sob a inspiração de Schopenhauer, entendido como “filósofo educador”, coloca no âmago da sua reflexão pedagógica o convite à realização de si, à concretização daquilo que constitui o mais próprio de cada um, a “chegar a ser o que se é”.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

BARRENECHEA, Miguel Angel de. SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR: UM MODELO DE MESTRE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 06–14, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.40101. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/40101. Acesso em: 21 abr. 2025.

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