EDUCAÇÃO CATÓLICA EM GOIÁS: as Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33664Palavras-chave:
colégios católicos, educação confessional, educação feminina, irmãs dominicanasResumo
Com o propósito de discutir a ação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils no campo educacional goiano, esse artigo analisa as circunstâncias que marcaram a vinda dessa congregação para Goiás, assim como a ação educacional estabelecida por elas de sua chegada ao Brasil à criação do Colégio Sant’Anna na Cidade de Goiás. A congregação das Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils foi criada em 1850 em Aveyron na França. As irmãs Dominicanas chegaram a Uberaba, no estado de Minas Gerais, no ano de 1885. Elas vieram com a missão de auxiliar o trabalho pastoral desenvolvido pelo bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. Esse artigo sustenta que a congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils exerceu um papel preponderante na reforma católica e na educação feminina em Goiás. Identifica os modos-chave segundo os quais essa educação foi realizada, destacando que a promoção dos valores familiares e o reforço do papel das mulheres como sustentáculos morais da sociedade tiveram grande apelo junto da sociedade goiana à época.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
GONÇALVES, Ana Maria. EDUCAÇÃO CATÓLICA EM GOIÁS: as Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Monteils. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 45–60, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33664. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33664. Acesso em: 5 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Maria Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)