A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG

Autores

  • Hailton Barreiros de Oliveira
  • Leandro Silva Moro
  • Patricia Peixoto dos Santos
  • Wellington dos Reis Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17299

Palavras-chave:

Formação pedagógica, Pós-graduação Stricto Sensu

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência.

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Publicado

25-02-2012

Como Citar

OLIVEIRA, Hailton Barreiros de; MORO, Leandro Silva; SANTOS, Patricia Peixoto dos; SILVA, Wellington dos Reis. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 3–19, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17299. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17299. Acesso em: 18 fev. 2025.

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