CULTURAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15669Palavras-chave:
Culturas Formativas, formação de professores, Praxis pedagógicaResumo
As políticas governamentais voltadas para a formação de professores são constituídas e constituintes de culturas formativas produzidas em diferentes contextos históricos. Nas últimas duas décadas presenciamos na realidade brasileira proposições, projetos e planos para tal fim, mediante o pressuposto de uma estreita correspondência entre o êxito da formação docente e a qualidade da educação. Este artigo discute os fundamentos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), proposto pelo MEC/CAPES, e as percepções dos sujeitos que dele participam tendo, como referência, o conceito de praxis. Tais considerações acerca da praxis são importantes não apenas para avaliar as possibilidades de uma formação docente que pretenda se pautar na criatividade e na reflexividade, mas também para relacionar as propostas e práticas formativas recorrentes nas tradições históricas de formação de professores, em geral, e do pedagogo, em particular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-09-2011
Como Citar
BEDIN, Everton; LÉLIS, Úrsula Adelaide de; SOUZA, Vilma Aparecida de; SILVA, Maria Vieira da. CULTURAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 1, p. 35–54, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v9i1.15669. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/15669. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2011 Everton Bedin, Úrsula Adelaide de Lélis, Vilma Aparecida de Souza, Maria Vieira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)