DIALOGANDO COM GOFFMAN: contribuições e limites sobre a deficiência
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.19990Keywords:
Estigma, Interacionismo, DeficiênciaAbstract
Objetivamos com este texto, mediante processo de revisão literária, apresentar as contribuições e limites dos textos de Goffman para um repensar sobre a deficiência a partir de outros lineamentos que não os médicos e biológicos. Para tanto, destacamos, em um primeiro momento, os cortes distintivos característicos do pensar interacionista e a importância que o mesmo tece à temática do desvio. Após esta tarefa, nos debruçamos sobre uma análise crítica dos conceitos de estigma e instituições totais, cujo ineditismo e relação ao campo da Educação Especial seduziram sobremaneira estes pesquisadores. Por fim, demarcamos a necessidade de um novo pensar sobre a deficiência como forma de luta contra as práticas de rotulação, discriminação e opressão que tanto têm marcado a socialidade capitalista contemporânea, avessa a quaisquer diferenças que não resultem no acúmulo do lucro e da mais valia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Gustavo Martins Piccolo, Enicéia Gonçalves Mendes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















