CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Aline de Novaes Conceição Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil, alinenovaesc@gmail.com
  • Maewa Martina Gomes da Silva e Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Marília, São Paulo, Brasil, maewa_martina@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.49049

Resumo

A diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática.

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Biografia do Autor

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil, alinenovaesc@gmail.com

Mestra em Educação, professora da Educação Básica, Psicopedagoga Institucional e Clínica, especializanda em Educação Especial e Inclusiva.

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Marília, São Paulo, Brasil, maewa_martina@yahoo.com.br

Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Marília/SP. 

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e. CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 1, p. 17–26, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.49049. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/49049. Acesso em: 23 abr. 2025.