Pedagogia Interétnica: uma proposta de formação humana antirracista e multicultural
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.72500Palavras-chave:
Educação, Pedagogia interétnica, Racismo, MulticulturalismoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar os princípios educativos da Pedagogia Interétnica, surgida como iniciativa do Núcleo Cultural Afro-Brasileiro, com base nas lutas sociais antirracistas do movimento negro nas décadas de 1970 e 1980. No desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, foi utilizada como técnica a revisão bibliográfica de publicações acadêmicas sobre essa pedagogia para sua releitura em contraste com concepções ocidentais de formação humana. Tais concepções, vistas em períodos históricos diferentes, possuem um caráter eurocêntrico e racista que se estendeu à contemporaneidade, não só na Europa, mas também no mundo colonizado. Diante disso, foram identificados princípios e teorias surgidas no século XX contrários a essa visão eurocêntrica do conhecimento e que embasaram a Pedagogia Interétnica, de modo que uma formação humana de caráter multicultural crítico e não eurocêntrico está subjacente a sua proposta. A aplicação da Pedagogia Interétnica em cursos de formação docente e em espaços educacionais demonstrou que essa pedagogia pode se tornar uma alternativa às concepções eurocêntricas presentes nos currículos escolares brasileiros, no sentido de promover e valorizar a diversidade cultural, racial e social brasileira.
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