Educação em tempo integral nas escolas estaduais de Santarém/PA
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74817Palavras-chave:
Educação na Amazônia, Educação integral, Programa Mais Educação, Programa Novo Mais EducaçãoResumo
O estudo trata sobre a temática da educação em tempo integral como política indutora de educação integral e de melhoria da qualidade educacional. Tem como objetivo geral analisar os programas de educação em tempo integral implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA (2009-2019). Trata-se de um estudo descritivo-analítico que se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. As análises revelaram que a política de educação em tempo integral implementada nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA se resume à ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. É necessário romper com o paradigma educacional hegemônico. Nesse sentido, o estudo evidencia como alternativa a Pedagogia Histórica-Crítica, comprometida com a formação da classe trabalhadora na perspectiva crítica e omnilateral.
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