AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CATALÃO-GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v6i1.10838Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Gênero, FutebolResumo
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das relações de gênero e o futebol nas aulas de Educação Física em Catalão-GO, tendo como objetivo identificar e analisar como seconfiguram as relações de gênero, quando o conteúdo é o futebol/ futsal, nas aulas de Educação Física do 6º e 7º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Catalão. Como metodologia, utilizamos a observação de aulas em três escolas definidas por acessibilidade e elegemos como amostragem quatro turmas, sendo duas do 6º e duas do 7º ano. Percebemos que as relações que se configuram nas aulas de Educação Física entre meninos e meninas em Catalão-GO contribuem para perpetuar as relações separatistas entre homens e mulheres, estabelecidas e cultuadas pela sociedade como valores absolutos, priorizando o masculino em detrimento do feminino.
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Publicado
10-08-2010
Como Citar
SANTOS, Heliany Pereira; LOURENÇO, Maria Carolina; SILVA, Mário Moreno Rabelo; SILVA, Fernanda Gonçalves. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CATALÃO-GO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 51–72, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v6i1.10838. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10838. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2010 Heliany Pereira Santos, Maria Carolina Lourenço, Mário Moreno Rabelo Silva, Fernanda Gonçalves Silva

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