AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CATALÃO-GO

Autores

  • Heliany Pereira Santos UFG-CAC
  • Maria Carolina Lourenço UFG-CAC
  • Mário Moreno Rabelo Silva UFG-CAC
  • Fernanda Gonçalves Silva UFG-CAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v6i1.10838

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Gênero, Futebol

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das relações de gênero e o futebol nas aulas de Educação Física em Catalão-GO, tendo como objetivo identificar e analisar como se
configuram as relações de gênero, quando o conteúdo é o futebol/ futsal, nas aulas de Educação Física do 6º e 7º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Catalão. Como metodologia, utilizamos a observação de aulas em três escolas definidas por acessibilidade e elegemos como amostragem quatro turmas, sendo duas do 6º e duas do 7º ano. Percebemos que as relações que se configuram nas aulas de Educação Física entre meninos e meninas em Catalão-GO contribuem para perpetuar as relações separatistas entre homens e mulheres, estabelecidas e cultuadas pela sociedade como valores absolutos, priorizando o masculino em detrimento do feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-08-2010

Como Citar

SANTOS, Heliany Pereira; LOURENÇO, Maria Carolina; SILVA, Mário Moreno Rabelo; SILVA, Fernanda Gonçalves. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CATALÃO-GO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 51–72, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v6i1.10838. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10838. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.