Trabalho e jornada acadêmica: quais suas implicações?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74635

Palavras-chave:

Jornada acadêmica, Trabalho, Estudos, Ensino superior

Resumo

O presente trabalho é proveniente de uma pesquisa realizada com estudantes do Instituto de Formação de Educadores, campus de Brejo Santo, da Universidade Federal do Cariri e objetiva entender como a necessidade de ter que trabalhar influencia na rotina estudantil e na jornada acadêmica do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativa, e exploratória. Foi realizada por meio de um formulário online. O formulário foi direcionado a estudantes com matrícula ativa em algum curso do instituto supracitado e que exercesse algum tipo de trabalho. Após a aplicação, os dados foram organizados e analisados. Os resultados evidenciaram que o público trabalhador encontra algumas dificuldades durante seu percurso acadêmico, as dificuldades são relacionadas aos horários, falta de tempo para estudar, cumprir atividades acadêmicas e ainda, relaciona-se com a estrutura curricular do seu curso.

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Biografia do Autor

Felipe Fabricio Genuino Sampaio, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri; Instituto de Formação de Educadores; Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Estudante do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Cariri, bolsista do projeto de pesquisa que aborda a interseccionalidade, acesso ao ensino superior e os marcadores de diferença de estudantes.

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Pós-doutora em Educação (UECE - 2017). Doutora em Educação (UFC-2016). Doutorado Sanduíche (UL-Lisboa-2016). Mestre em Educação (UECE-2011). Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (PMEDU/URCA).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

SAMPAIO, Felipe Fabricio Genuino; ALVES, Francione Charapa. Trabalho e jornada acadêmica: quais suas implicações?. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74635. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74635. Acesso em: 5 out. 2024.

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ARTIGOS

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