Sobre cores, língua e educação decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.68455

Palavras-chave:

Educação, Língua, Decolonização

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e trabalha as questões relativas ao processo de colonização no Brasil, as formas estratégicas utilizadas pelo colonizador para gerar o apagamento das culturas Indígenas e Africanas, bem como da língua, como forma de imposição e dominação cultural. É um texto sobre memória, língua, cultura e educação. Sobre nossas raízes coloniais e o possível processo de decolonização de nossa configuração mental e linguística como educadores e educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Carara de Abreu, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão(UFCAT). Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Professor efetivo do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás -UEG. Professor na Faculdade Integra em Caldas Novas-GO. Desde 2000 é professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, de 2011 a 2015 como professor adjunto com mestrado na Faculdade Cenesista Nossa Senhora dos Anjos - FACENSA/Gravataí. Foi professor e Coordenador do curso de Direito da FACEC em Cristalina e no CESUC- Centro de Estudo Superior de Catalão até 2017, professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Negócios de Catalão(FATENC) até 2019. 

Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Letras - Português - Inglês pela ISEPI/FEI -Fundação Educacional de Ituiutaba (1988), Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras da UFG - Universidade Federal de Goias e professora permanente do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, também da UFG - Regional Catalão, Coordenadora do GT. Formação de Educadores em Linguística Aplicada da ANPOLL. Atua, também, como Consultora da Capes - Avaliação de polos UAB. Já atuou coordenadora do Centro de Línguas da UFG/RC, como Vice-Coordenadora Programa de Mestrado em Linguística; Diretora de Gestão de Educação a Distância; Coordenadora da UAB/UNEMAT na UNEMAT- Unversidade do Estado de Mato Grosso, foi também, Vice-presidente da UNIREDE - Universidades em Rede.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Ed. Forense-Universitária, 1981.

BATISTA, Vera Malaguti. Adesão Subjetiva à Barbárie. In Loïc Wacquant e a Questão Penal no Capitalismo Neoliberal. ______ (org.). Rio de Janeiro: Revan, 2012.

BAUMAN, Zygmunt . Ensaios sobre o conceito de cultura; tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2012.

CHAVEIRO, Eguimar Felício. Porque o mundo é possível: A batalha de linguagem nas sociedades mundializadas. Revista ENTRELETRAS (Araguaína), V.10, n.2/ jul/dez 2019 (ISSN 2179-3948-online)

COSTA Joaze Bernardino,Ramón Grosfoguel. Dossiê: Decolonialidade E Perspectiva Negra. Revista Sociedade e Estado. Print version ISSN 0102-6992 -Soc. estado. vol.31 no.1 Brasília Jan./Apr. 2016

DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS (1755) -Texto integral.

https://www.nacaomestica.org/diretoriio_dos_indios.htm

ERBS, Rita Tatiana Cardoso e ABREU, Denis Carara de. Sobre o dito e o não dito: pontes sobre tempos e histórias. In: ERBS, Rita Tatiana Cardoso e ARAÚJO, Juliana Pereira de. O humano na pesquisa (auto) biográfica: diversidades de contextos e experiências. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2020.

FARACO, Carlos Alberto. A relevância social da linguística: linguagem teoria e ensino/ Carlos Alberto Faraco...[et al.] ; organização Djane Antonicci Correia. –São Paulo: Parábola Editorial; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987

GONDAR, Jô. O que é memória social? Jô Gondar e Vera Dodebei (orgs). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rioa de Janeiro, 2005.

HALL, Stuart. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In: Hall, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais, p. 101-131. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003

___________; CERNICCHIARO, Ana Carolina (Trad). Etnicidade: identidade e diferença. Crítica Cultural – Critic, Palhoça, SC, v. 11, n. 2, p. 317-327, jul./dez. 2016.

HEINTZE, Beatrix. A lusofonia no interior da África Central na era pré-colonial. Um contributo para a sua história e compreensão na actualidade. Cadernos de Estudos Africanos, 7/8 -2005. http://journals.openedition.org/cea/1361

MATOS, Lúcia Helena Lopes de. A língua e o conhecimento: um passeio pela memória. [E-F@BULATIOS/ E-F@BULAÇÕES]. 8/Dez. 2011

MINGAS, Amélia Arlete. A língua como fator de identidade e identização. In:Acolhendo as línguas africanas – segundo momento. Org.: Edil Silva Costa. Norma da Silva Lopes. Yeda Pessoa de Castro. Salvador: EDUNEB, 2010.

SANTOS, Boavetura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul, p. 23-72. Coimbra: Edições Almedina, 2009. ]

SEVERO, Cristine Gorski. Línguas e heranças africanas no Brasil: articulando política linguística e sócio-história. revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/483/1257

____________________. Português e línguas Bantu na educação angolana: da diversidade como “problema”. Línguas e instrumentos linguísticos – Nº 43 – jan-jun 2019.

VELOSO, Caetano Emanuel Viana Teles. Poema Língua. Disponível em:http://notaterapia.com.br. Postado em 21/01/2016 postado por: Luisa Bertrami D'Angelo.

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

ABREU, Denis Carara de; ALMEIDA, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira. Sobre cores, língua e educação decolonial. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 19, n. Edição contínua, 2021. DOI: 10.69532/2178-4442.v19.68455. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/68455. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.