Reflexões sobre o ensino superior noturno e estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74836Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Curso superior noturno, Trabalhador-estudante, PedagogiaResumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar os desafios e dificuldades de estudantes do curso de Pedagogia noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC), em específico, nas atividades de estágio supervisionado. Dentre as bases teóricas, destacamos: Furlani (1998), Pimenta e Lima (2008) e Arroyo (1991). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa (Gil, 1999), cujas informações foram coletadas através de questionários online e entrevistas semiestruturadas presenciais, que contaram com vinte participantes. Após análise dos dados (Lüdke; André, 1986), os resultados apontaram, sob percepção dos estudantes que o curso noturno não atende às suas necessidades, já que o currículo conta com atividades como, por exemplo, o estágio supervisionado, que são realizadas durante o dia. Isso se tornou um desafio para esses estudantes, que encontraram muitas dificuldades em realizar essas atividades, devido à incompatibilidade com seus horários de trabalho, o que causa sobrecarga de tarefas e responsabilidades e prejudica a qualidade da formação.
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