Reflexões sobre o ensino superior noturno e estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74836

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Curso superior noturno, Trabalhador-estudante, Pedagogia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar os desafios e dificuldades de estudantes do curso de Pedagogia noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC), em específico, nas atividades de estágio supervisionado. Dentre as bases teóricas, destacamos: Furlani (1998), Pimenta e Lima (2008) e Arroyo (1991). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa (Gil, 1999), cujas informações foram coletadas através de questionários online e entrevistas semiestruturadas presenciais, que contaram com vinte participantes. Após análise dos dados (Lüdke; André, 1986), os resultados apontaram, sob percepção dos estudantes que o curso noturno não atende às suas necessidades, já que o currículo conta com atividades como, por exemplo, o estágio supervisionado, que são realizadas durante o dia. Isso se tornou um desafio para esses estudantes, que encontraram muitas dificuldades em realizar essas atividades, devido à incompatibilidade com seus horários de trabalho, o que causa sobrecarga de tarefas e responsabilidades e prejudica a qualidade da formação.

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Biografia do Autor

Janaina Mercia Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Camilla Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Mestre em Educação e Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas áreas de Estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Didática e Educação Freireana.

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Publicado

25-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Janaina Mercia Gonçalves de; SILVA, Camilla Rocha da. Reflexões sobre o ensino superior noturno e estágio supervisionado. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024016, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74836. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74836. Acesso em: 21 abr. 2025.

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