NARRATIVAS DE SI: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA (RE) PENSAR A DOCÊNCIA ARTICULADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12180Palavras-chave:
formação continuada, relatos autobiográficos, estratégia de formação, Trabalho docenteResumo
Na atualidade, pesquisas em Educação têm mostrado o quanto a memória apresenta-se como um dado fundamental no processo formativo ulterior do sujeito, quando este se constitui professor. Assim, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, é possível utilizar como estratégia de formação o recurso de elaboração de relatos autobiográficos por parte dos professores com o fito de reconstruir a história da sua trajetória como educador/a. Nesta proposição, identificam a memória de si e de seus pares, analisando como este passado desempenhou um papel ativo na construção de sua identidade profissional e pessoal. Este apontamento contém parte da escrita de um memorial, enquanto meio e estratégia para pensar na constituição do ser docente em articulação com o processo de desvelar-se para se constituir sujeito da própria história. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica por meio da narrativa de si como uma metodologia de trabalhar e significar a vida.
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Copyright (c) 2010 Claudia Flores Rodrigues

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