ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14058Palavras-chave:
ideologia, estado, formação política, autonomiaResumo
O objetivo deste artigo é discutir os mecanismos que facilitam ou dificultam a práxis docente, no âmbito da autonomia, apresentando, como pano de fundo, as implicações ideológicas na formação de professores e as determinações postas por normas e regras no exercício da prática político-pedagógica. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, com depoimentos e análise de conteúdo. Assim, aborda rapidamente o papel do Estado Moderno na conjuntura do capitalismo, bem como a racionalidade que orienta e rege esse Estado, sob os princípios neoliberais. Analisa, ainda, a influência dessa ideologia nas esferas econômica, política e educacional, bem como seus impactos na formação do educador (a) e a sua ação na prática político-pedagógica. Examina os mecanismos que podem facilitar a compreensão das contradições postas no espaço escolar, o que pode contribuir com a superação de uma escola, organizada à luz de políticas públicas e educacionais de cunho conservador, as quais podem interferir na formação do profissional, no planejamento, e na relação ensino-aprendizagem conformando uma visão social de mundo em prol de valores intelectuais e morais hegemônicos, dificultando dessa forma, a materialização de uma educação política e autônoma que cumpra o seu papel social, ético e transformador na democratização da gestão e do entorno escolar.
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