MEMÓRIA PARA HENRI BERGSON E PAUL RICOEUR: BUSCANDO APROXIMAÇÕES

Autores

  • Kamila Gusatti Dias Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Goiânia, Goiás, Brasil, kamilagusatti@hotmail.com
  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.50289

Palavras-chave:

Memória, História, Paul Ricoeur, Henri Bergson

Resumo

Este trabalho versa sobre o conceito de memória, evidenciando sua centralidade no processo de construção do conhecimento histórico. Tem-se, como objetivo nesse escopo, entender o conceito de memória, para este pressuposto, toma-se como referência o pensamento de Henri Bergson e Paul Ricoeur. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho bibliográfico, pautada na reflexão de autores que dialogam frente à esta proposição. Os dois filósofos apresentam diferentes concepções em relação ao conceito da memória. Nossa reflexão não pretende escolher entre uma das concepções, nosso intento é aprofundar o debate teórico pretendendo colaborar com questões que implica diretamente na construção do conhecimento e na prática historiográfica.

PALAVRAS-CHAVE: memória; Paul Ricoeur; Henri Bergson.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Gusatti Dias, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Goiânia, Goiás, Brasil, kamilagusatti@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia- licenciatura (2003) pela Universidade de Rio Verde (GO) e Pós-Graduação em Educação Infantil (2005) pela mesma universidade. Mestrado em Educação - pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba (MS). Realiza pesquisas na área de História e Historiografia da Educação, com ênfase em Instituições Escolares Protestantes. É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de História (ANPUH).

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UNB). Mestra em Educação, Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Docente do curso de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da PUC - GO. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais. 

Downloads

Publicado

15-09-2018

Como Citar

DIAS, Kamila Gusatti; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. MEMÓRIA PARA HENRI BERGSON E PAUL RICOEUR: BUSCANDO APROXIMAÇÕES. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 15, n. 2, p. 65–81, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.50289. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/50289. Acesso em: 28 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.