DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33675Palavras-chave:
Arquivo Escolar, Documentos, História das Instituições Escolares, Educação Feminina CatólicaResumo
Os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na pesquisa sobre a história das instituições educativas. O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e os limites que os documentos do arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, oferecem para a escrita da história desta instituição feminina católica, no período de 1918 a 1961. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Este trabalho orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que, na investigação empreendida no arquivo do colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar. Apesar de a documentação desse arquivo fornecer elementos importantes para esta pesquisa, ela apresenta limites para a organização e construção dessa história institucional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
FURTADO, Alessandra Cristina. DO ARQUIVO ESCOLAR À ESCRITA DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CONFESSIONAL CATÓLICA FEMININA DO INTERIOR PAULISTA (1918-1961). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 171–191, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33675. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33675. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2016 Alessandra Cristina Furtado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)